Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Agua e Poluicão

A agua é dos bens mais preciosos da natureza. Todos os seres vivos precisam dela para continuar a existir. Nós seres humanos somos as criaturas que mais carecem de agua para as atividades que desenvolvemos.
Não apenas para beber, como também para atividades corriqueiras como lavar as mãos, dar descarga, um banho, preparar alimentos e tantas outras coisas.
Entretanto justamente quem mais precisa de agua é quem mais desperdiça. O desperdício não se caracteriza em lavar a calçada ou o carro, esta aí também, mas pode ser sentido com muita mais força nas atitudes irresponsáveis das indústrias de descontaminação e tratamento de esgotos, como a SABESP, por exemplo, que cobra pelo serviço de tratamento e não o executa.
Ao descartar o esgoto in natura nos rios, lagos e mares estaremos realizando o maior desperdício de agua que se pode imaginar. Muito maior que aqueles apregoados pela mídia como as torneiras que pingam e os desperdicios pontuais que costumam acontecer. Preservar a agua é preservar a vegetação do topo dos morros, e a higidez da agua dos dos rios, lagos e mares, um mister das políticas publicas.
Devemos controlar os gastos é verdade, mas o governo deve fazer a parte dele: controlar rigorosamente as empresas que são regiamente pagas pelo povo para fazer completamente o que fazem pela metade. O que vem acontecendo na pratica pode ser considerado um estelionato no bolso das donas de casa. Uma afronta à nossa inteligência.
 A SABESP cobra em dobro pelo que consumimos de agua potável, justamente para dar o tratamento ao esgoto. Como justifica os rios os serem tão poluídos em todo o Estado de São Paulo? como justifica a Represa Billings  e o estuário de todo o litoral paulista serem tão poluídos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário