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segunda-feira, 11 de maio de 2009

O PROFESSOR E A BICICLETA


Por Que o Professor vem trabalhar de Bicicleta?


Muitos Alunos se perguntavam, e alguns sempre provocavam alguma reação do professor com essas perguntas, inclusive faziam afirmações de quando o professor viria trabalhar com seu carrão de ultimo tipo, zero e tudo mais, muitos mostravam pena do professor vendo-o vir trabalhar diariamente com sua velha e surrada bicicleta, o professor com sua humildade nunca respondeu nada, alem de levar na brincadeira as provocações de seus alunos ansiosos por verem o professor demonstrar publicamente sua posição social e seu status através da ostentação de um bem que talvez lhe graduasse melhor perante a sociedade.
Certo dia cansado dessas provocações o professor separou uma aula inteira para falar da importância da economia dos combustíveis fosseis para a preservação do clima e da atmosfera. 
O professor iniciou sua explicação contando aos alunos que morava a uma distancia precisa de vinte quilômetros da escola e portanto se deslocaria cerca de quarenta quilômetros por dia para trabalhar, assim durante os duzentos dias letivos o professor se deslocaria cerca de oito mil quilômetros. Em seguida lembrou aos alunos que em média um carro bem regulado faz cerca de dez quilômetros por litro de combustível e portando durante o ano letivo gastaria para cobrir os oito mil quilômetros, exatos oitocentos litros de combustível, ou seja para cada um dos quarenta alunos o professor gastaria vinte litros de gasolina durante o ano. 
O aluno estaria disposto a bancar o custo do combustível?  Questionou o professor. Muitos deles responderam que não, entretanto alguns disseram que sim, que falariam com as mães para assumir sua parte para ajudar no conforto do professor. Mesmo que o custo anual de sua cota chegasse aos cinqüenta reais.
Foi então que o professor resolveu dar mais uma responsabilidade aos alunos e esta seria a responsabilidade ambiental:  o professor perguntou se seus alunos estariam inclusive dispostos a assumir a responsabilidade também pelo gás carbônico produzido pelo veiculo, após queimar sua cota de vinte litros. E os alunos quase todos eles não se importaram dizendo que assumiriam a responsabilidade. Foi então que o professor colocou em pratica seu conhecimentos de calculo estequiométrico aquele que relaciona as massas aos volumes de substancias que entram como reagente e saem como produto de uma reação:

           C8H18  +   9/2    O2     ---------    8 CO2    +   9 H20

       Gasolina            oxigênio          gás carbônico        água
 
          114 g                                          8.22,4 l
     22.800 g                                                 X

                                  X  =  200. 8.22,4 l

Ou seja o volume de gás carbônico produzido pela queima de gasolina relativa à cota de cada aluno será de trinta e cinco mil  oitocentos e quarenta litros. 
Após esta explicação o professor deu um parâmetro para o aluno comparar o volume relativo à sua cota de gás carbonico produzido, e o professor perguntou novamente: “qual de vocês assumiria a responsabilidade ambiental por este volume de poluente despejado na atmosfera?”
 Desta vez o professor ouviu um murmurinho e um dos alunos levantou-se dizendo: “Professor eu nunca imaginei que fosse assim, uma carro polui muito! Que todos os professores venham trabalhar como o senhor, de bicicleta, pois além da saúde que o exercício físico proporciona, ocorrem a economia financeira, a de combustível, e principalmente a economia ponto de vista do ambiental. Professor nós temos que afirmar que o senhor está certo! Parabéns pela sua iniciativa!
O professor saiu contente da classe pensando de agora em diante não mexem mais comigo. Pois mexeram: "E aí professor cadê o carrão? ", "não tem jeito" pensou.

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