Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2009


O que representou  a Lei Áurea para os escravos?


Para os escravos a Lei Áurea representou a libertação, e portanto, deve ser comemorada, foi uma grande luta, uma conquista de muitas pessoas, de muita gente que gostaria de ver libertos os trabalhadores dedicados que fizeram o Brasil crescer e conquistar seu território e sua riqueza. Muitos abolicionistas colaboraram para essa conquista, Castro Alves, que morreu na flor da idade, deixou o poema “Navio Negreiro”, aludindo ao tráfico pecaminoso a frase contundente “tanto horror perante os céus”. 
Quando Isabel filha de Pedro II assinou a Lei foi um gesto humanitário, muito digno, entretanto não houve a aplicação de uma lei complementar concedendo uma espécie de bonificação ou mesmo indenização pelos mais de trezentos e cinqüenta anos de trabalhos prestados ao Brasil por uma gente que só fez trabalhar e sofrer.
Não se trata de reivindicar indenização a essa altura, mas esta visão seria uma passo importante para reescrevermos a história do Brasil contada do ponto de vista do oprimido. Esta opinião também pertence aos alunos do  I de Maio, quando instados a pensar sobre o assunto escreveram algumas palavras que denotam bem o novo olhar sobre esta data importante.
“Em 1531, vieram os primeiros escravos, trabalharam de graça e contra a própria vontade, se, se recusassem  levavam chibatadas; Se tentassem fugir eram castigados. Em 1888, a Lei Áurea concedeu a libertação aos escravos no Brasil, mas o homem livre não tinha um chão para plantar, um emprego para sustentar-se, e a sua família, assim começou a libertação dos escravos”

Karoline, Mateus,Joice, Katlem,Gabriel. André, Jessica, Juliana,Lidiane, Bruno,Erikson,Cleber,Guilerme,Gustavo,Renan,Nilton,Natalia,João Victor,Magda,Diany,Gabriella,Edson,Sueli e Maria Isabella

Um comentário:

  1. professor coloca as minhas respostas sexto ano A lucas oliveira de jesus numero 22

    ResponderExcluir